Famílias desabrigadas pela chuva necessitam de doações

Mais de 100 pessoas estão desabrigadas na Lomba do Pinheiro, vila dos Herdeiros no bairro Agronomia, onde ocorreu o rompimento da barragem próxima ao parque Saint-Hilaire. A maior parte delas, cerca de 80, está acolhida no ginásio da Escola Estadual Sylvio Torres e, as demais, em outros locais. Neste momento, as equipes de assistência social desdobram-se em atender as famílias temporariamente abrigadas na escola. O risco de desabamento é grande, segundo o DEP e a Defesa Civil. O número deve subir nas próximas horas, pois as técnicas de assistência social estão indo nas casas para convencer as famílias a saírem.

Com a continuidade das chuvas e previsão de mais frio, a Prefeitura de Porto Alegre segue em estado de atenção. As maiores preocupações no momento são com os moradores das Ilhas, zona Sul e Lomba do Pinheiro, que necessitam de roupas e alimentos. As equipes prestadoras de serviços estão trabalhando a pleno e a EPTC participa com 300 agentes nos principais pontos do trânsito da Capital, principalmente cruzamentos e trechos mais alagados, com a necessidade de bloqueios e desvios. Os locais mais afetados são a avenida Padre Cacique, próximo ao Beira-Rio, com acúmulo de água; avenida Protásio Alves, no número 10.800, onde caiu uma barreira; Estrada Ponta Grossa com Serraria, com acúmulo de água.

Outra situação crítica acontece na região das Ilhas. Neste momento, as equipes da Fasc na região articulam locais que possam acolher as famílias que já começam a sair das casas inundadas, na Ilha do Pavão – duas famílias, pelo menos, já deixaram suas casas. Elas foram colocadas em uma igreja, onde cabem de 15 a 20 pessoas. O Centro Administrativo Regional – CAR Ilhas está em tratativas com outros locais que possam abrigar mais gente.

As doações já estão sendo recebidas no CAR Ilhas (rua Capitão Coelho - Praça Salomão Pires de Abraão, s/nº, Ilha da Pintada, fone: 3211-6100). A Fasc também é ponto de recolhimento de doações, mas dispõe de apenas um veículo para atender as regiões.

Desde a quinta-feira, 22, foi criado um Grupo de Trabalho comandado pelo prefeito José Fortunati e vice-prefeito Sebastião Melo, envolvendo as secretarias municipais, para melhor atender a população. Nas Ilhas e na zona Sul, equipe de 40 servidores municipais está de prontidão, atendendo vários pedidos de ajuda. O Demhab colocou à disposição caminhão para ajudar a carregar os objetos das famílias atingidas pelas enchentes. O Departamento Municipal de Limpeza Urbana irá iniciar a limpeza dos arroios Cavalhada, dos Herdeiros e Salso, tão logo cesse a chuva. Somente no final de semana a Secretaria Municipal do Meio ambiente atendeu a 13 ocorrências de quedas de galhos e árvores. A mais significativa foi a queda de uma árvore na praça da Alfândega, atendida cerca de uma hora após a queda, no domingo, 25.

Solidariedade
A Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc) está solicitando a solidariedade da população para realizar doações às famílias que estão desabrigadas. As doações, preferencialmente, devem ser encaminhadas diretamente para a Associação de Moradores da Vila Herdeiros, na Lomba do Pinheiro, e no Centro Administrativo Regional das Ilhas. No momento, os itens mais necessários são: colchões, cobertores, toalhas de banho, material de higiene, alimentos – perecíveis ou não –, roupas e calçados.

O atendimento às famílias está acontecendo em interlocução direta da Fasc com associações comunitárias e com outros órgãos e departamentos: DEP, Defesa Civil, Guarda Municipal, Centros Administrativos Regionais, entre outros.

 

Itens mais solicitados:
- colchões
- cobertores
- roupas/ calçados (para criança, principalmente)
- toalhas de banho
- material de higiene (papel, fralda, absorvente, sabonete, escova e creme dental, aparelho de barba, etc.)
- alimentos para consumo imediato (pão, manteiga, café, carnes, frios, leite, molho pronto, etc.)

Onde entregar as doações:
Lomba do Pinheiro
Escola Estadual Sylvio Torres - Rua Erotildes M. Santana s/nº - fone: 3319-7678
Associação de Moradores da Vila Herdeiros, com Jorge – 9869-7641

Ilhas
CAR Ilhas – Rua Capitão Coelho - Praça Salomão Pires de Abraão, s/nº, Ilha da Pintada, fone: 3211-6100

As doações devem preferencialmente ser encaminhadas direto ao destino. Caso não seja possível, a Fasc recebe e encaminha, conforme a disponibilidade do veículo.

Fasc – avenida Ipiranga, 310 – fone: 3289-4933 ou 9380-5414, com Marcelo Scott.

 

Foto: Ricardo Stricher/PMPA
Fonte: PMPA

Informações Adicionais